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A comunicação entre médico e paciente é fundamental para o desenvolvimento de uma relação de confiança e credibilidade. Atualmente, com a tecnologia nos proporcionando fontes constantes de comunicação, não é mais viável restringir o contato entre médico e paciente ao ambiente do consultório médico. Dúvidas e emergências podem surgir a qualquer momento. Disponibilizar um canal de comunicação online é um grande diferencial.

Ficar restrito ao contato telefônico em horários comerciais, além de ser uma prática limitada ainda pode causar uma sobrecarga caso sua demanda de pacientes seja alta. O mesmo tipo de atendimento pode ser feito de forma muito mais prática, rápida e satisfatória através das redes sociais, e-mail e chats.

Sempre lembrando que o objetivo em expandir os canais de comunicação é facilitar a aproximação e reforçar os vínculos com a paciente, disseminar conhecimento e soluções para os possíveis problemas que ela pode estar passando, e nunca fazer consultas online, prática esta proibida pelo CMF (Conselho Federal de Medicina).

 

Visando atrair e fidelizar suas pacientes, mais e mais clínicas estão entrando e investindo para criar sua presença no mundo digital. Por isso lhe convidamos agora para conhecer um pouco mais sobre o poder da comunicação online e não ficar atrás da concorrência.

Mulher usando internetPara que serve a comunicação online?

Estar disponível no mundo digital significa estar disponível as pacientes atuais assim como pacientes em potencial. Criando novas oportunidades de crescimento e reconhecimento.

Pesquisas indicam que 92% das pessoas buscam primeiro na internet diante de alguma dúvida relacionada à saúde. Essa pesquisa se torna ainda mais expressiva quando a paciente está em busca do sonho de se tornar mãe. Todas prezam por uma Clínica de Reprodução Assistida que transmita confiança e segurança. Nesse momento, ser capaz de fornecer o apoio online para esclarecer dúvidas, mostrando que a ela terá alguém dedicado e que entenda do assunto para ajuda-la no processo pode ser o grande diferencial para conquistar e fidelizar a paciente.

O poder da comunicação e aproximação das redes sociais não devem ser subestimados. Para reverter a exclusiva dependência do bom e velho boca a boca é preciso assumir que a comunicação mudou. As pessoas mudaram e a forma de se comunicar de sua clínica deve acompanhar esta evolução.

 

Qual o melhor lugar para criar um vínculo com meus pacientes?

Atualmente 29% da população mundial está em uma ou mais rede social. O que configura mais de dois bilhões de pessoas acessando ativamente a internet e trocando informações diariamente. Número esse que, com a propagação da internet, só tende a aumentar.

Com esses dados em mente, investir nas redes sociais deixa de ser uma opção e se torna um passo lógico. Criar seu próprio canal no YouTube e manter uma página da clínica ou consultório sempre atualizada no Facebook são boas maneiras de iniciar esse relacionamento virtual. Tanto com as pacientes atuais quanto as em potencial. Esclareça as principais dúvidas. Fale sobre os problemas mais comuns. Forneça materiais de qualidade que satisfaçam as necessidades da sua paciente antes mesmo dela saber exatamente quais necessidades são essas.

Mulheres conversando

A Internet te leva onde o boca a boca não leva!

A internet permite atingir o público feminino interessado nas Técnicas de Reprodução Assistida sem a dependência de indicações ou o conhecido “boca a boca”. Por meio da criação de conteúdos relevantes e presença digital, a clínica ou profissional pode se tornar uma referência instantânea na hora que a paciente começar sua busca.

Por meio das ferramentas de marketing e um bom planejamento, é possível se comunicar com um grande número pacientes potenciais que de outra forma nunca tomariam conhecimento de sua capacidade profissional.

Estas ferramentas de marketing também são indispensáveis na busca pelas pacientes do futuro. A promoção do conceito de periconcepção faz com que mulheres, que antes não pensavam a respeito ou pouco conheciam sobre reprodução assistida, fiquem interessadas em realizar exames para verificar sua fertilidade.

Relacionamento é a chave de tudo! Quem não é visto não é lembrado!

Quando uma paciente finaliza um tratamento, não necessitando mais retornar ao consultório. A probabilidade da perda de contato é muito grande. Para manter o fluxo de pacientes, a busca por novas pacientes deve ser constante.

Para isso algumas medida são essenciais. Como o investimento em tecnologia, desenvolvimento de um web site responsivo, presença digital e criação de comunicação direta com as pacientes. Além da criação de conteúdos relevantes. Seja em forma de vídeos, e-books ou blog posts, tornando sua clínica sempre presente e relevante no dia-a-dia das pacientes.

Investir também em pesquisas de opinião, perguntando se o atendimento e serviço foi satisfatório é uma forma de mostrar ao paciente que toda a sua equipe está dedicado em prestar o melhor serviço. Aumentando assim significativamente chances de ser indicado pelas pacientes que obtiveram sucesso no tratamento.

A postagem de sua paciente falando muito obrigada, com um bebê no colo, vale mais do mil palavras!

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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