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Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Ibope Mídia mostra que 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. Para 25% dos usuários, redes sociais ajudam na decisão de compra.
Tendo esses dados em mente, entrar de vez no mundo digital e tirar proveito dos benefícios que a internet tem a oferecer se torna o passo mais lógico, para obter uma expansão de divulgação e atrair novos clientes. Mas se lançar nesse meio sem planejamento ou estratégia, além de ser desperdício de dinheiro, também poderá configurar grande risco à sua reputação, se o trabalho não for bem conduzido e monitorado.
Cada vez mais os consumidores exigem que as empresas se comuniquem de forma empática. Demostrando que tem embasamento naquilo que vendem e conhecimento do seu publico alvo. Discursos vazios e sem nenhum respaldo são rejeitados. E isso afeta diretamente a credibilidade da empresa ou do profissional. E é nesse momento que as Agências Digitais se tornam relevantes.
Uma agência especializada digital, com uma equipe técnica capacitada, torna a atuação mais ampla e efetiva. Ela contribuirá de forma fundamental para o sucesso de suas ações online. Escolher uma agência especializada que tenha um conhecimento profundo do publico alvo com qual ela estará lidando é outro fator primordial para o obtenção de uma reputação de sucesso nos meios sociais digitais.
Marketing Digital Convencional X Marketing Digital Especializado
A necessidade de um bom marketing digital não exclui a classe médica. Com o auxilio da internet as clínicas de reprodução assistida obtiveram um alcance muito maior do que seria possível apenas com cartões de visita e divulgação boca-a-boca entre pacientes.
Ao mesmo tempo, sendo a medicina uma área de atuação muito mais complexa e segmentada. O marketing utilizado também tem suas regras específicas. De forma alguma ser tratado como marketing de varejo convencional.
O próprio Conselho Federal de Medicina desenvolveu em 2011 o Manual da Publicidade Médica. Visando a proteção da integridade dos pacientes e a manutenção de práticas justas e não ilusivas quanto a propaganda e divulgação pessoal. Essas normas também podem ser estudas de forma mais simplificada em nosso Guia Definitivo do Marketing Médico.
Agora imagine os malefícios que contratar uma agência que não tem conhecimento desses regulamentos e cuidados especiais . Na hora de desenvolver uma ação de marketing podem trazem danos à sua pessoa, tanto em forma de punição pelo CFM quanto à sua credibilidade.
Correndo o risco de me tornar repetitivo, escolher uma agência que entenda e esteja preparada para lidar com a sua área de atuação e publico alvo, é essencial.
Conhecendo sua paciente: como influencia-la de forma positiva?
O mais forte fato de influência no consumidor é a cultura em que ele está inserido. Conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da vida, o que lemos, ouvimos e assistimos, além dos fatores de convivência social, são todos elementos de formação cultural.
Deste modo a identificação cultural influencia diretamente nas decisões de compra de qualquer pessoa. É através da maneira que ela enxerga o mundo é que será dado valor aos elementos que a cercam.
Desejos e necessidades
Todos nós passamos por fases semelhantes ao longo da vida: nascemos, vamos à escola, trabalhamos, formamos família. Ao longo da nossa jornada exercemos diferentes papéis e, conjuntamente, mudamos também as nossas formas de consumo.
O ciclo de vida é um dos fatores que mais modifica o comportamento do consumidor. Dependendo do estágio em que estamos, mudamos nossas prioridades e nossos impulsos na hora da compra acompanham esta tendência.
Entender a fase da vida que sua paciente ideal, sua persona, se encontra é fundamental para uma boa comunicação. Entendendo o que essa paciente almeja e o que configura valor para ela, podemos entregar ações que falem diretamente com seus desejos. Influenciando seus impulsos de compra de forma positiva.
Medos e frustrações
O comportamento do consumidor também é influenciado por medos e frustrações passadas.
Neste caso, a construção de uma boa reputação online e engajamento com as pacientes atuais que gerem credibilidade. É a principal ferramenta para sanar esses medos e frustrações, aumentando a motivação de compra.
O que uma agência especializada fará pela minha clínica?
Você provavelmente já sabe dos vários benefícios que o marketing digital trará para sua clínica, então o próximo passo deve ser claro: contratar uma agência qualificada para ajudar nisso.
Afinal, somente uma agência especializada no mesmo publico para qual seus serviços são prestados. Com a experiência e as ferramentas necessárias para levar você ao sucesso de forma correta, sem correr nenhum risco.
Uma agência especializada se preocupa primeiramente em entender o funcionamento de sua clínica e suas necessidades, mapeando o que deve ser ajustado e o que deve ser melhorado. As ações de marketing são traçados com visão de médio a longo prazo. O foco no resultado final desejado. Além de planejar e executar todas as fases estratégias para isso.
Agências convencionais, por outro lado normalmente possuem um formato fixo. O foco é voltado para quantidade, sejam em posts em redes sociais, blogs e-mails marketings ou similares. Essas agências costumam trabalhar com pacotes prontos onde a entrega está padronizada à contratadora.
Com uma agência digital especializada, haverá vários profissionais com competências e experiências diversificadas para atender todas as necessidades de um plano de marketing com eficácia, desenvolvendo ações de forma única e profissional.
Como escolher minha agência ideal?
Se você estiver em um momento de pesquisa sobre qual agência poderá atender melhor sua clínica, não deixe de avaliar pontos importantes. Por exemplo, a agência na qual está negociando entende da área médica e sua condições especiais? Ela conseguira desenvolver uma estratégia de mercado baseada em credibilidade e engajamento? Será que ela sabe o quais são os passos de uma FIV? Será que ela sabe que as principais causas da infertilidade é a endometriose entre as mulheres e a varicocele entre os homens?
Você tem que verificar a profundidade e a especificidade do conhecimento que a agencia tem sobre a sua especialidade, para saber se é a agencia certa para te ajudar em seu marketing e no objetivo de conquistar novas pacientes para tratamentos de alta complexidade.
Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!
Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!
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