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Antigamente quando você deixava de ver uma pessoa na escola, por exemplo, era praticamente um adeus, muito raramente você iria manter um contato constante com seu ex-colega. Agora, basta adiciona-lo nas redes sociais que está tudo certo.

Você vai manter um “contato”, sempre se esbarrando em suas respectivas timelines. Isso nos dá uma sensação de proximidade, mesmo que seja de forma virtual. Toda vez que falamos pessoalmente com esse colega parece que não faz tanto tempo assim que não o vemos. Isso tem uma explicação cientifica, pois a cada contato virtual que você tem, são revividas algumas lembranças e sentimentos reais. Como nosso cérebro não consegue distinguir que esse sentimento foi acionado por um contato virtual, nós temos a sensação de estarmos sempre presentes.

Você gostaria de estar sempre presente na cabeça de seus pacientes? Agora já sabe como!

Até mesmo as paciente mais antigas, após uma consulta podem ficar com alguma dúvida, algo que esqueceu de perguntar ou algo referente a medicação prescrita. São diversas situações em que a paciente possa precisar entrar em contato novamente com você. Possibilitar meios de comunicação com essa paciente é seu dever. A grande diferença será se esse meio de comunicação será apenas o telefone congestionado das várias ligações ao mesmo tempo ou se serão os meios de comunicação que já fazem parte do dia-dia dela.

Agora como fazer isso? Só o Facebook é o bastante? Vamos conhecer um pouco sobre as redes sociais para que você tire essa conclusões por si só.

Redes Sociais

Panorama das redes sociais

As redes sociais fazem parte da rotina de qualquer pessoa. São poucos os que estão de fora, até mesmo gerações mais antigas aderiram a essa febre. Posts com fotos de família, amigos, mensagens motivacionais, tudo isso com o intuito de se comunicar, se expressar, e de mostrar o que está acontecendo.

Facebook

essa é a rede social mais popular do mundo e mais acessada do Brasil, que é o terceiro país mais ativo do ranking. Ao todo, são mais de 99 milhões de usuários por aqui. Com todo esse volume de usuários, fica claro que essa rede social é perfeita para o conceito de compartilhamento e viralização, um verdadeiro boca a boca virtual na décima potencia.

O Facebook tem como característica ser o local onde todas as pessoas estão o tempo todo. Conectadas pelo celular ou em computadores é onde as pessoas veem as novidades e mostram um pouco do seu dia-dia para aqueles que são seus amigos e acompanham sua timeline. É também um local onde as pessoas seguem páginas com assuntos de seu interesse, tornando o Facebook um local onde as pessoas podem adquirir conhecimento. Temos então um grande oportunidade de agregar conhecimento para suas pacientes, só precisando descobrir o tipo de conteúdo que mais vai engajar seu público.

WhatsApp

Estamos quase chegando à marca de um smatphones por pessoa no país. Segundo as projeções, atingiremos esse número em 2018, com 236 milhões de celulares em uso. Com isso o Whatsapp se tornou um dos aplicativos de mensagem instantânea prediletos, já que para enviar mensagens de texto ele precisa apenas de uma conexão baixa com a internet. Juntando mensagens gratuitas a pouca necessidade de sinal, não tinha outro caminho a não ser a viralização e liderança do mercado.

Uma pesquisa aponta que 30% da população já o utiliza Whatsapp diariamente e o aplicativo está presente em aproximadamente 70% dos celulares do Brasil.

Youtube

Sem considerar os aplicativos de mensagens instantâneas, podemos considerar a ferramenta de vídeos como a segunda mais acessada no Brasil. A média é de 21% da população ativa todos os dias.

A comunicação por vídeo é uma comunicação muito mais efetiva no ponto de vista da memória residual e da empatia gerada por estar falando diretamente com a paciente. Se este vídeo for feito no mesmo local em que você atende, em seu consultório por exemplo, esse lugar não será mais estranho para sua futura paciente e você não será um médico desconhecido, o que gera intimidade e conforto cognitivo para a paciente que passa em primeira consulta. Isso faz com que a paciente já comece a se conectar com você antes mesmo de lhe conhecer.

Fazer vídeos de boa qualidade dá um pouquinho mais de trabalho do que escrever um artigo ou postar algo relacionado com sua especialidade, mas além desse vídeo ser postado no Youtube ele também pode e deve ser compartilhado nas outras redes sociais, o que causa um engajamento e viralização, possibilidade de buzz muito maior.

Instagram

Os brasileiros, como sempre, já são responsáveis por 6,55% do tráfego total desta rede. Só perdemos para os russos e os americanos. A sua plataforma é simples e já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos por dia.

O grande desafio para você que é médico, é encontrar uma maneira de informar seu paciente, agregando valor e conhecimento através de imagens, pois esta é uma forte característica do Instagram, comunicação por fotos e imagens.

Twitter

Foi um fenômeno quando apareceu, porém, hoje ele é apenas a 8ª rede social mais popular do Brasil. Ao redor do mundo são mais de 310 milhões de usuários. O Twitter é a rede social preferida dos líderes políticos, 83% deles tem uma conta na rede social.

No início o Twitter era uma rede social onde só a comunicação escrita era permitida, e de maneira limitada, você tinha que se expressar em apenas 140 caracteres. Com a chegada de outras redes sociais, onde o engajamento e viralização eram feitas através de imagens e vídeos o Twitter ampliou suas ferramentas e hoje já permite o compartilhamento de fotos, imagens e links, o que o fez perder um pouco a identidade e especificidade que tinha antes.

Hoje o Twitter é bastante utilizado pelas grande empresas como um canal receptivo de reclamações, onde as mesmas conseguem responder seus usuários com mais agilidade.

Assim como no Instagram, no Twitter o grande desafio é achar uma maneira de se comunicar com sua paciente onde consiga agregar valor e conhecimento de forma a manter as caraterísticas desta rede social. Pequenas dicas de saúde e bem estar, ou dicas de nutrição podem ser do interesse público. Já informações mais profundas podem mais difíceis de se achar o tom certo para chamar a atenção de sua paciente.

Facebook

O Conceito de comunicação em cada rede social

Como podemos ver, cada rede social tem a sua peculiaridade e pode ser explorada para finalidades especificas.

O Facebook pode ser considerado um mix de todas as redes. Podemos postar vídeos, falar por mensagem instantânea, adicionar fotos, criar grupos para temas específicos. É uma ferramenta bem completa e popular, portanto a que tem maior alcance.

O Whatsapp é para quem quer criar certa intimidade. Afinal, se você passa seu número de seu telefone celular e se comunica instantaneamente, demonstra que está sempre disposto a atender quando solicitado.

Quando falamos de Youtube, exploramos o conceito de áudio visual. Mostrar a cara, criar empatia com quem está nos assistindo. Um dos principais benefícios em fazer vídeos em seu consultório é que ao chegar nesse ambiente a paciente já estará familiarizada, se sentindo mais a vontade, criando assim uma simpatia e conexão com você.

No Instagram não é muito diferente. A frase de que uma imagem vale mais que mil palavras é um mantra para quem quer se comunicar nessa rede social. É ótimo para mostrar o clima em que você está inserido.

Já o Twitter tentou se adaptar com a chegada destas novas redes sociais perdendo um pouco da sua identidade e tendo fins mais específicos já falados.

Entender a paciente é fundamental

Nós já sabemos que os pacientes estão na rede e como utilizar cada ferramenta social e suas particularidade para ajudar na comunicação. Agora precisamos entender com quem estamos falando.

Para lhe ajudar a identificar como e quando sua paciente quer se comunicar, é importante você ter algumas noções do conceito de PERSONA.

Persona

Persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Para encontrá-la é preciso se basear em dados reais sobre as características principais de seus pacientes. Dessa forma você cria histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Conforme sua persona vai sendo definida começará a perceber que tipo de rede social é a mais interessante para se comunicar com ela.

Persona e público-alvo são conceitos completamente diferentes

Público-alvo é uma parcela da população para quem você oferece o seu serviço. Já persona é a personificação do cliente perfeito, de maneira mais humanizada e mais personalizada.

Normalmente utilizamos o conceito de Pareto para incluirmos ou não uma caraterística a nossa persona. Se mais de 70% de nossas pacientes tem esse hábito ou característica, a colocamos em nossa persona, caso contrario não.

É importante também avaliar a possibilidade de que você tenha mais de uma persona. A Buy Persona e a Ideal Persona, que nada mais é a persona que hoje é sua paciente. E a persona que seria uma paciente ideal. De alguma forma melhor do que a paciente que você atende hoje.

O importante é começar!

Agora que já sabemos como utilizar cada rede social, basta apenas utilizá-las com qualidade e oferecer um bom conteúdo.

Não basta ser um aventureiro nas redes sociais. Dificilmente as pessoas vão começar a te seguir e lhe ver como referencia com alguns poucos conteúdos de interesse de sua persona. Para se ter sucesso nas redes sociais é preciso ter qualidade, conteúdo, frequência e consistência. Muito dificilmente você vai começar preenchendo todos estes quesitos, mas acredite é isso que seu público busca. Para se destacar da manada é isso que precisa ser feito.

Um ditado que faz muito sentido no mundo das redes sociais é “Quem não é visto não é lembrado”. Por isso, mais do que nunca, você precisa ter uma frequência e uma consistência na postagem de conteúdos. Uma ou duas vezes por semana podem parecer pouco, mas podem ser suficiente desde que seja consistente. Sua paciente espera por isso.

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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