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As mídias sociais crescem todos os dias possibilitando que milhares de pessoas, de qualquer lugar do país e do mundo. Estejam conectadas através de computadores, tablets e dispositivos móveis. Isso prova que o conteúdo disponível nas plataformas online, é visto milhares de vezes todos os dias. Por esse motivo, ter uma presença digital forte é indispensável nos dias de hoje.

Mulher usando celularA geração de pacientes conectados

Até minha última pesquisa quando eu estava preparando esse artigo, existem 44 redes sociais ativas, com novas surgindo a cada dia, segmentadas para públicos específicos. Temos que estar muito atentos a isso, pois aí que se reflete em como as pessoas se relacionaram daqui para frente. Mas por agora, vamos nos ater as que mais trazem relevância para o dia-dia do consultório médico.

Existe uma estimativa de que o Facebook recebe em média 1,5 bilhões de usuários no mundo e no Brasil ele engloba metade da população, com 99 milhões de pessoas conectadas. Esse número é realmente muito expressivo pois sabemos que no Brasil a população digital combinada (celular + tablet + descktop) é de um pouco mais de 100.3 milhões de usuários. Isso quer dizer que 9 a cada 10 brasileiros tem um perfil nessa rede social, que hoje é a maior do mundo.

Para um melhor posicionamento, segue a lista das mais importantes redes sociais em termos de penetração no mercado mundial e no mercado nacional.

Redes Sociais no Mundo

      • Facebook possui mais de 1.5 Bilhões de usuários e é acessado por mais de 1 Bilhão de usuários de todo o mundo, todos os dias.
      • Grupos de discussão dentro do Facebook, mais de 850 Milhões de usuários.
      • Facebook Messenger mais de 1 Bilhões de usuários.
      • Whatsapp mais de 900 Milhões de usuários.
      • Instagram mais de 400 Milhões de usuários.
      • Snapchat mais de 150 Milhões de usuários.
      • Google mais de 100 Milhões de usuários.
      • Twitter mais de 310 Milhões de usuários.
      • LinkedIn mais de 300 Milhões de usuários.
      • Youtube mais de 1 Bilhões de usuários.

Redes Sociais no Brasil

      • Facebook mais de 99 milhões de usuários ativos mensais.
      • Grupos de discussão dentro do Facebook mais de 75 Milhões de usuários.
      • Facebook Messenger mais de 40 Milhões de usuários.
      • Whatsapp mais de 10 Milhões de Usuários.
      • Instagram mais de 29 Milhões de Usuários.
      • Snapchat mais de 140 Mil usuários (estimativa).
      • Google mais de 70 Mil usuários (estimativa).
      • Twitter mais de 3,3 Milhões de Usuários.
      • LinkedIn mais de 25 Milhões de Usuários.
      • Youtube mais de 80 Milhões de Usuários.

Marketing Médico Digital

A presença digital e o marketing médico

Como medicina se trata de um setor muito mais complexo e segmentado, as pessoas tendem a se esquecer de que o uso dessas ferramentas digitais é tão importante quanto em qualquer outra área. Em outras palavras, é fundamental e de grande ajuda para um médico que ele esteja presente nas mídias sociais.

A principal explicação para isso é que se quase todas as pessoas estão conectadas nas mídias sociais hoje em dia, então os pacientes, que são clientes em potencial, também estão.

Outra boa razão para marcar presença virtual é atender as pessoas que buscam resolver quase tudo na internet, especialmente às novas gerações que estão abaixo dos 35 anos de idade. Acredite, eles querem marcar sua consulta online, falar com sua secretária e tirar dúvidas sobre os exames, tudo de maneira rápida e pratica, como eles já estão acostumados em seu dia-dia. Portanto, para essa geração, se você não estiver conectado, é como se não existisse.
Por isso, se você é médico e ainda não tem um site, perfil ou página nas redes sociais, esse texto é dedicado a você. Hoje, vamos falar sobre os benefícios que estar conectado pode trazer para seu trabalho.

O foco é sua clínica, torne-a conhecida!

Hoje em dia pautamos nossa confiança na qualidade do trabalho de uma empresa no fato dela ter um espaço na rede ou não. Por incrível que pareça, a mesma coisa acontece com os médicos.

Crie maneiras de estar em contato com sua paciente. Seja através das redes sociais ou de seu site, mas dê oportunidade de ela lhe achar. Mantenha seu espaço sempre atualizado. Outro aspecto que costuma frustrar muito as pessoas é conteúdo desatualizado.

Lembre-se que existem diversas maneiras da paciente entrar em contato com sua clínica ou consultório. Quanto mais maneiras melhor, mas tenha somente aquelas que consiga dar um suporte adequado. Nada passa uma imagem mais negativa do que não conseguir contato pelo canal de comunicação oficial disponibilizado pela clínica.

Voltando à questão da credibilidade, se o paciente em potencial visita sua página e percebe que o conteúdo está em dia, ele nota que existe preocupação do profissional em agregar informação e tirar dúvidas antes mesmo de ir ao consultório. As dúvidas começam a serem sanadas imediatamente, assim como a conexão e empatia da paciente pelo médico, sem ao menos conhecê-lo pessoalmente.

É possível conhecer melhor seu público!

Se você é um Ginecologista, por exemplo, seu público será diferente do público de um Fertileuta. O primeiro passo para entender com quem estamos falando é estabelecer o alvo. Mesmo especialidades que se assemelham têm públicos, personas, diferentes. A persona seria o paciente ideal para o seu negócio. Não necessariamente o paciente que você atende hoje, mas sim o que seria o ideal para alavancar a sua clínica e obter o crescimento desejado. Se você quiser saber mais sobre o que é persona clique aqui.

Você perceberá que o fato de estar presente nas redes sociais ajuda muito o profissional a compreender as necessidades de seu público. Isso acontece porque, no universo do marketing digital, são oferecidos recursos muito úteis.

Alguns softwares e outras plataformas online oferecem relatórios que permitem ao gestor da página tenha acesso a informações como: qual gênero domina o público, região onde moram, idade, horário que acessam o site/página/perfil, e qual conteúdo acessam. Informações imprescindíveis para ajudar um médico a traçar o público alvo de sua plataforma. Tendo isso feito, fica muito mais fácil direcionar o conteúdo e estabelecer uma comunicação com assuntos exclusivamente de interesse do paciente.

Mulher buscandoSeja facilmente “encontrável”, fica mais fácil de lhe indicar!

Quando você tem um local online, sua clínica ganha maior visibilidade garantindo que pessoas possam conhecer seu trabalho apenas encontrando seu site.

Além disso, quando você disponibiliza conteúdo de qualidade, as pessoas passam a confiar em seu trabalho e te consideram uma referência no assunto. Conteúdo que pode ser divulgado na forma de artigos, e-books, blog posts, etc. Dessa forma, não somente seu trabalho será reconhecido, como também será considerado autoridade no segmento.

No Facebook, por exemplo, o post de uma paciente te elogiando pode aparecer na timeline de centenas ou milhares de amigas. Tudo vai depender de quantos amigos essa paciente tiver e se ela “linkar” o seu perfil ou sua pagina. É simples assim que a mágica acontece!

“Doutor, entenda que o boca a boca no mundo digital é exponencial.
É boca a mil bocas! E estar ativamente online facilita muito a sua indicação”.

Esteja online, é lá que as pessoas estão!

No âmbito online, a velocidade de circulação de informação é muito mais rápida. Isso significa que não há necessidade de locomoção ou qualquer dificuldade em alguém encontrar seu site ou rede social. Em contrapartida, para encontrar sua clínica sem esse meio a dificuldade pode ser extrema. Ficar na dependência de uma paciente potencial passar em frente a sua clinica, o que é jogar contra os números da probabilidade.

A partir do momento em que você se comunica com seu público de forma efetiva, atualiza sua página sempre com conteúdo relevante, exclusivo e de qualidade, a possibilidade de conquistar admiradores cresce exponencialmente.

Esse pode ser um benefício corriqueiro a princípio, mas pense bem, as pessoas podem começar a divulgar seu trabalho, o que não é nada mal. Um paciente pode te indicar para outras pessoas, ou mesmo contar à um amigo sobre as vantagens de ser atendido por você. De qualquer modo, a procura pelo seu trabalho tende a aumentar.

Quem não evolui fica para trás

Agora que você já entendeu porque é tão importante ser um médico conectado, garanta imediatamente seu espaço na internet. O mundo está cada vez mais dinâmico e conectado, as pessoas buscam por facilidade.

Procure adaptar a comunicação de seu trabalho ao novo modo de vida da sociedade. Fique atento as normas impostas pelo CMF (Conselho Federal de Medicina). Busque nas regras do jogo uma maneira de ser um profissional reconhecido virtualmente. Mostre que sempre continuará na ativa, não sendo passado para trás pelo mundo digital.

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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