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As pacientes de Reprodução Humana pesquisam na internet?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Hoje no Brasil, somos cerca de 210 Milhões de habitantes. Destes 105 Milhões possuem acesso a Internet. Na pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, aponta que mais de 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar!

Acesso completo a matéria no G1.

Números parecidos foram encontrados em outra pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’. Apontou-se que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Acesso completo a matéria no site O Povo.

As pesquisas apontaram este hábito de pesquisa antes da compra, mas será que este costume se reflete quando nos referimos a pacientes que buscam pro Reprodução Assistida? Como será que se comporta a paciente de reprodução humana? Será que ela pesquisa mais ou menos que os consumidores de outros produtos ou serviços? A que tipo de informações ela tem acesso?

É sobre estas e outras questões que convido você como médico a refletir e entender de que maneira você esta interagindo com este mercado consumidor.

O grau de atividade de consumidor

Antes de entrarmos de forma mais específica nas pesquisas referente aos hábitos de pesquisa das pacientes de reprodução humana, vamos entender um pouco a relação consumidor/empresa. O que a informação compartilhada causou de mudança no modo de se consumir?

Antigamente, até a década de 80 as empresas eram detentoras de todo o conhecimento a respeito do produto. A comunicação era unilateral, partindo da empresa para os consumidores. Era a empresa que disseminava todo o conhecimento do produto através de propagandas veiculadas em mídias de massa. Jornais, revistas ou televisão. Até mesmo através de treinamentos ou catálogos aos vendedores das lojas.

Baseado nas informações passadas pelo comercial ou vendedor da loja, é que o consumidor iria decidir realizar a compra do produto de marca A ou B.

Quando falamos de serviços ou mais especificamente consulta/tratamento medico, o boca a boca era praticamente o único meio de divulgação de seu consultório.

Após a década de 90 o poder, o conhecimento e a disseminação da informação mudaram de mãos. Hoje em dia as empresas são responsáveis somente por desenvolver os produtos e coloca-los no mercado. Quem avalia, indica, sugere e decide o que comprar, não são mais as empresas e sim os próprios consumidores.

A internet Hoje

Hoje a internet possibilita uma comunicação multilateral onde o poder e influencia dos consumidores é muito maior que do o da empresa. Você confia mais na indicação de um amigo seu ou na indicação de um vendedor da loja? Você confia mais em milhares de pessoas dizendo que foram enganadas ou lesadas por uma empresa no site Reclame Aqui ? Ou você prefere acreditar no discurso institucional da empresa em seu comercial de TV?

São por estes e outros motivos que nos dias de hoje os consumidores detém o poder e influenciam sobre a venda de produtos e serviços. E este é o principal motivo pelo qual você deve se comunicar.

Dois dados importantes retirados da pesquisa feita pela consultoria TNS Research International divulgadas pelo site G1, apontado mais acima, foram que:

Estes números estão diretamente ligados ao poder concedido pelas internet. Junto com Blogs e Mídias Sociais a comunicação na internet é elevada a décima potência. Pois diferente do boca a boca, agora em um post, uma twittada, um comentário, milhares de pessoas estão sabendo daquela informação imediatamente.

A paciente de Reprodução Humana X Internet

Em pesquisas realizadas por uma multinacional, constataram que as mulheres que estão com dificuldade para engravidar buscam por informações nos seguintes meios:

Esta pesquisa foi feita para entender várias pontos da Jornada da Paciente em busca do tratamento de infertilidade. Ela foi realizada em diversos países como Estados Unidos, França, Índia, China, México, Rússia, Turquia, Coreia do Sul e Brasil. Em cada um dos países o ‘n’ (número de mulheres entrevistadas) foi de 1.000 (Mil mulheres/país). Os dados apresentados aqui são exclusivos das mulheres Brasileiras.

Esta pesquisa foi feita com Mulhers de 20 à 45 anos, moradoras do país da pesquisa, que estavam tentando engravidar a mais de 12 meses e que não conseguiram engravidar neste período.

A paciente de Reprodução Humana X Consumidor

Como vimos o resultado das duas pesquisas, a paciente que procura pela Reprodução Assistida pesquisa mais do que o consumidor de outros tipos de produtos ou serviços.

Podemos elencar diversos fatores que podem influenciar neste número surpreendente.

Em fim, eu poderia aqui descrever vários motivos pelos quais as mulheres que buscavam por auxilio para a reprodução foi maio do que o restante dos consumidores.

 Assistir ou interagir

Agora é a hora da reflexão que propus inicialmente: de que maneira você esta interagindo com este mercado consumidor?

A internet, sites, blogs e redes sociais não são o futuro. Elas são o presente, elas estão acontecendo agora neste exato momento!

Você deve decidir se vai sentar e assistir, ou se vai interagir com as pessoas onde estão.

Sugiro a você fazer um busca rápida pelo seu nome, ou o nome de sua clínica. Busque no Google e nas redes sociais. Busque no Baby Center Brasil, um dos maiores blogs do Brasil e irá ver que as pessoas já falam de você. Elas já sabem quanto custa uma FIV, elas já têm noção do tratamento que elas vão fazer. Na verdade elas estão é procurando pela pessoa certa para realiza-lo.

O habito de pesquisar antes de tomar qualquer decisão de compra, somados ao poder que o consumidor tem é a grande oportunidade que você como especialista tem que aproveitar. Se comunicar com o seu público consumidor é essencial para obter sucesso nos negócios e atrair novas pacientes.

Agora uma última pergunta. Se as pacientes procurarem por você na internet, elas vão lhe encontrar?

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!