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O relacionamento com o cliente é, na maioria das ocasiões, o diferencial entre um negócio estável e um negócio de grande sucesso. Quando falamos de clínicas de reprodução humana, isso se torna ainda mais verdade. Aqui o melhor marketing sempre será aquele que o sua paciente faz da sua clínica para outra amiga ou conhecida, todas pacientes em potencial. E o marketing digital tem muito a contribuir com isso. Através dele você e sua clínica alcancem um número muito maior de potenciais clientes
Mas antes que essa paciente possa contribuir com sua clínica digitalmente, deixando recomendações e compartilhando a sua experiência nas redes sociais, precisamos conhecer quem é essa mulher. E qual a forma correta de nos comunicarmos com ela.
A individualidade da mulher em cada geração
Antigamente se costumava considerar uma nova geração a cada 25 anos. Nos dias atuais, com os inovações constantes em tecnologia e as mudanças nas relações profissionais e familiares, um quarto de século representa praticamente um século completo em revoluções.
Mulheres das gerações X, Y e Z dividem cada vez mais os mesmos ambientes. Segundo a pesquisa realizada pela Bridge Research, com trabalhadoras das classes A e B da Grande São Paulo, a maneira como elas lidam com a profissão ou elegem prioridades na vida pessoal já influenciam o mercado.
A mulher da geração X coloca o emprego em primeiro lugar. Se dedica exaustivamente durante boa parte de sua vida para chegar a um patamar que considera adequado.
Já a mulher Y deseja conquistas profissionais importantes, mas também investe no aprimoramento pessoal. Seja com cursos fora do país, por exemplo, além de buscar equilíbrio na vida pessoal.
As mulheres da geração Z, entretanto, são mais imediatistas. Tem o trabalho como um meio necessário para uma finalidade maior, sempre buscando reconhecimento.
No quadro abaixo podemos ver melhor como essas atitudes refletem em seus hábitos diários, modos de consumo e usos de tecnologia:
Com qual geração você deve falar?
Segundo as últimas estatísticas do IBGE, na última década as mulheres tem apresentado uma tendência a adiar a maternidade o máximo possível. Seja porque ela está em busca do parceiro certo, ou, principalmente, por estar em busca do sucesso profissional e estabilidade financeira.
As mulheres da geração X são as percussoras desse comportamento. Quando mudaram o que se era esperado da população feminina na geração anterior e foram em busca de independência e reconhecimento.
Atualmente entre 31 a 52 anos, esse grupo está passando pelo momento em que a vontade de ser mãe.E os obstáculos relacionados a esse desejo, começam a aparecer. E é na parcela mais jovem desse público que você especialista em reprodução assistida deve focar para atrair, direcionando seus esforços dentro do marketing digital.
Como se comunicar com essas mulheres e possíveis pacientes?
A Geração Y é a que mais consome vídeos online, sites de e-commerce e também é a que mais assiste TV. Esse grupo sente muito conforto com as ferramentas online. Sendo os primeiros a usar a internet como forma de pesquisa antes de adquirir qualquer produto e serviço. Levando as empresas a precisar se esforçar mais para criar uma ligação de confiança com essa consumidora.
A produção de conteúdo relevante, principalmente em vídeo, é hoje um fator de extrema importância e que deve ser incluída nas estratégias de marketing digital para os que queiram se relacionar com a geração Y.
Já suas pacientes de geração Z, também merecem uma atenção especial. Elas são o futuro de seus ciclos de FIV. Estão conectadas 24h por dia seja pelo computador trabalhando, ou por celular nas redes sociais. Com essas jovens e futuras pacientes a abordagem ideal deve ser de consciência e conhecimento da periconcepção e o entendimento de tudo o que pode influenciar na hora em que ela optar por engravidar. Aqui no Brasil o conceito de planejamento familiar é ligado e difundido exclusivamente a consciência para uma não gravides indesejada . Isso é, a contracepção. Mas pouco se fala do planejamento necessário para se ter um filho. Das possibilidades que a medicina oferece para aqueles que desejam postergar essa escolha sem que haja prejuízos ou dificuldades futuras. O congelamento de óvulos enquanto ainda sadios, é uma opção.
A necessidade da presença online
Se a sua clínica ainda não está pensando em como se comunicar com essas pacientes que já estão na web, tenha certeza que seu concorrente está. Esta geração busca tudo que precisa na web. Portanto sua clínica precisa estar presente de forma ampla no meio digital. Para suprir essa necessidade e começar antes de mais nada a gerar uma forte conexão com essa futura paciente. É uma questão de sobrevivência para o futuro.
Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!
Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!
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