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Antigamente as Clínicas de Reprodução Assistida tinham basicamente dois caminhos a seguir, no que se diz respeito à publicidade e propaganda. O especialista poderia fazer um investimento astronômico em assessoria de imprensa, “Ser convidado” para participar de programas de auditório, torcer para que alguma paciente em potencial visse sua publicidade disfarçada durante a participação no programa, e esperar que ela entre em contato na clinica para agendar uma consulta.
A segunda opção era de fazer cartões de visitas, distribuir alguns para suas pacientes e torcer para que ela indicasse alguém no bom e velho boca a boca.
Certamente todo médico já passou por momentos que a única forma de atrair novas pacientes era na comunicação direta com outros médicos. Ou até mesmo outras pacientes com a intenção de divulgar sua clínica e seus serviços.
Ninguém leva a medicina como um assunto brando e leve. A credibilidade criada entre a indicação de pacientes à outras pessoas permitia que se estabelecesse uma conexão inicial entre o médico e a paciente em potencial.
Porém, apesar de sua eficiência no meio da medicina ser relevante, é algo extremamente imprevisível. Nenhuma clínica deve contar somente com esse método para o crescimento próprio.
Esse é o modelo que eu chamo de “Marketing de Torcida”, onde você faz e fica torcendo para dar certo!
Como é o Marketing Médico hoje em dia
A evolução dos meios de comunicação nas últimas décadas certamente fez maravilhas para qualquer negócio que necessitava de marketing. Isso não foi diferente para a classe médica.
A internet permitiu as clínicas de reprodução assistida um alcance muito maior do que o possível com cartões de visita. Trazendo mais oportunidades de reconhecimento e divulgação, além das recomendações de suas pacientes. Com a internet é possível divulgar seus serviços e se conectar com futuras pacientes de uma maneira nunca vista antes. Assim, um novo horizonte foi lentamente surgindo para o marketing médico.
Foi necessário, no entanto o desenvolvimento de um manual com as diretrizes de publicidade médica. Produzido diretamente pelo Conselho Federal de Medicina para que toda a propaganda de serviços relacionados à medicina fosse não causasse prejuízo ao paciente.
Com a criação deste manual a divulgação de serviços médicos se tornou muito mais denso e complicado. Por isso poucos profissionais da área de Marketing se especializaram em Marketing Médico.
Investir em novos meios de publicidade para clínicas é arriscado. As diretrizes da medicina para a publicidade são bem específicas e restritas. Qualquer desvio dela pode resultar em severas consequências ao médico.
Como chamar a atenção da paciente na Web?
A melhor forma de se criar vínculos com a paciente é o desenvolvimento de conteúdos. O conteúdo deve ser desenvolvido de forma a responder as principais dúvidas e medos da paciente. Justamente por isso a internet deve ser usado de forma estratégica. Sua clínica de reprodução assistida deve falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso cria o que eu chamo de comunicação em escala.
Quando você cria um site ou blog e começa a postar os conteúdos produzidos novas portas de comunicação se abrirão. Ao criar um conteúdo que esclareça e direcione às dúvidas das suas atuais e futuras pacientes, estas o adotaram como uma referencia no assunto.
Ao mesmo tempo pacientes que já usufruíram de seus serviços poderão lhe recomendar por vontade própria, aumentando a credibilidade de sua clínica.
O conteúdo produzido irá aumentar a visualização de sua clínica dentro do meio digital. Isso serve diretamente como uma propaganda sobre seu conhecimento e serviços oferecidos.
Uma boa forma de mensurar essa conversão é verificar constantemente as menções do nome de sua clínica no Google, juntamente com a menção de seu próprio nome.
Esta sem tempo? Procure ajuda!
A contratação ou a administração de um serviço próprio de marketing digital é a forma ideal de aumentar a visibilidade de seus serviços.
Sendo o marketing médico mais complexo, com sua regulamentação rígida, contratar um serviço comum de publicidade certamente não trará os resultados desejados. Essa área exige especialistas no assunto, para elaborar estratégias que funcionem dentro das normas do Conselho Federal de Medicina.
Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!
Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!
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