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Ao contrário do que muita gente pode pensar, o marketing digital não é aplicável apenas a pessoas e empresas que possuam negócios online, mas sim para qualquer tipo de profissional, trazendo muitos benefícios quando seu uso é feito de forma adequada.
Afinal de contas, a internet é o presente e também o futuro, e saber utilizá-la a seu favor e a favor de seu negócio significa se manter sempre a frente no mercado, em detrimento a profissionais que utilizam apenas os meios físicos, ou o velho boca a boca para se promover.
E é exatamente pensando nisso que nós trouxemos aqui uma série de dicas e informações sobre como aplicar o marketing digital ao ambiente médico. Ou seja, vamos mostrar melhor como os médicos podem se beneficiar do bom uso do marketing digital e porque deveriam começar a fazer isso agora.
Além disso, vamos abordar também alguns problemas que são comuns entre grande parte dos médicos.
ROI Positivo
O marketing digital é uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia, pois permite um impressionante ROI (Retorno Sobre o Investimento). Isso porque, com o desenvolvimento da internet e o aumento cada vez maior de seu alcance, o ambiente digital tem se mostrado extremamente propício para quem deseja expandir ainda mais sua penetração no mercado e alcançar uma nova parcela de público, aquele que está sempre conectado.
Os Relatórios Indicadores de Performance permitem um total controle sobre as ações que estão sendo implementadas, o que nos dá, de forma tangível uma visão estratégica diferenciada do que esta dando certo ou não, permitindo ajustes assertivos para que tenhamos um ROI Positivo.
Marketing digital e as redes sociais
Só quem já precisou se comunicar urgentemente com um médico ou buscar informações sobre determinado profissional sabe o quão difícil é fazer tudo isso. Tudo porque praticamente nenhum médico possui páginas em redes sociais ou sites próprios. E aqueles que possuem estão desatualizados ou ultrapassados para um bom funcionamento em Smartphones.
O site e as redes sociais servem tanto para se comunicar com seus pacientes, quanto para informá-los dos serviços que prestam. E quando não utilizados acaba fazendo com que os médicos percam uma série de novos pacientes.
Saber utilizar as redes sociais a seu favor não só é uma maneira de se aproximar dos seus pacientes e se comunicar com eles. É também é uma forma de fidelizar suas paciente e adquirir novas. Ser “encontrável” é fundamental.
Portanto, redes sociais são importantes sim! E o médico que deseja se manter relevante no mercado deve começar a utilizá-las da maneira correta, imediatamente.
Os principais canais de mídia online
O ambiente virtual é extremamente vasto, o que significa que ele possui uma infinidade de mídias diferentes dentro dele. Para que você saiba um pouco mais sobre os principais canais, separamos alguns deles aqui.
Um dos mais conhecidos, os blogs são um canal que busca oferecer conteúdo de valor. Educando o leitor e trazendo mais relevância ao negócio. Neste caso, o bom uso do SEO é um dos fatores primordiais para que você apareça sempre nas primeiras colocações das buscas do Google relativas ao que você faz.
O e-mail marketing é outro canal que deve ser explorado. Quando bem utilizado, pode render resultados surpreendentes. Um e-mail marketing de qualidade é capaz de realizar segmentações avançadas e aproximar você dos suas pacientes.
O Social Media Marketing, também conhecido como SMM, também é outro canal de mídia que tem crescido constantemente nos últimos anos. Encontrou o seu auge com o surgimento de plataformas como Twitter, Facebook e YouTube.
O poder da comunicação online
Use e abuse delas para divulgar o seu trabalho e veja os benefícios que isso pode trazer. Um excelente exemplo de bom uso de SMM vem da dermatologista americana conhecida como Dr. Pimple Popper, que posta vídeos no YouTube e também no Instagram sobre as extrações epiteliais que realiza em seu consultório e que tem ganhado não só cada vez mais seguidores, como também cada vez mais pacientes.
Lembrando que cada país regulamenta a forma como os profissionais de medicina podem ou não expor seus métodos. Aqui no Brasil o CFM é o responsável por normatizar as regras de Publicidade Médica, portanto devemos estar atentos ao que podemos ou não fazer. Abordaremos mais especificamente algumas das principais regras da Publicidade Médica no Brasil nos próximos artigos.
A importância dos sites e blogs
Muitos médicos não fazem ideia do por que é necessário ter um site. Por isso, muitas vezes não o tem.
Um dos motivos primordiais para você, médico, criar um site agora é o fato de que a sua página virtual é um grande cartão de visita aberto para o mundo.
Em nosso artigo, “As pacientes de Reprodução Humana pesquisam na internet?”, abordaremos um pouco mais sobre a importância da presença digital e de sua encontrabilidade.
Já o blog é uma ferramenta fundamental para que seu site seja visitado constantemente. Um blog estimula a comunicação online, que é dona de um poder gigantesco. Nele você pode postar textos e artigos interessantes relativos a sua área de atuação. Também pode divulgar cases que você realizou que ache que valham a pena serem expostos ao mundo. Sempre com o intuito de informar de maneira ética e não comercial, educando pacientes e colegas de profissão.
Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!
Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!