Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Quem trabalha com um nicho específico sabe o quanto é importante ter especialistas ao seu lado. Obter conhecimentos específicos que fazem toda a diferença entre ter resultados ou não. É exatamente esse o seu caso como especialista em Reprodução Assistida!

Quando se trata de uma Clínica de Reprodução Assistida, a responsabilidade de entender como passar uma mensagem as pacientes é ainda maior. Um consultor deve ter o conhecimento para equilibrar o apelo comercial sem perder o lado humano e emocional, afinal estamos falando da realização do sonho de maternidade e constituição de uma família, e não de um produto.

Na área da saúde, o marketing deve ser feito seguindo rigorosamente as normas impostas pelo Conselho Federal de Medicina a fim de manter a ética e as boas pratica da propaganda. Só neste ponto já temos uma grande diferenciação de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e daqueles que tratam Publicidade médica igual ao marketing convencional.

Com sua grade curricular já muito extensa, as faculdades de medicina não possuem tempo hábil de abordar temas como empreendedorismo, administração, finanças, vendas e marketing em suas cargas horárias letivas, e por isso muitas vezes o médico, que já tem as várias demandas da profissão, não encontram o tempo de se atualizar nesses campos e acaba ficando para trás.

A solução é buscar pessoas especializadas que vão se manter atualizadas por você.

Será que eu preciso de uma consultoria em especialista em reprodução assistida?

Sim. Esse é o objetivo do marketing, impactar positivamente suas pacientes a ponto de superar suas expectativas e, além de encantar as atuais pacientes, buscar novas pacientes que necessitem realizar procedimentos de alta ou baixa complexidade em sua clinica.

Quem reluta em introduzir estratégias de marketing nos seus negócios, fazem isso por acharem que marketing não se aplica ao seu tipo de negócio, ou possui grande dificuldade de achar pessoas realmente qualificadas para lhe darem o suporte necessário.

De todo o Mix de Marketing, a publicidade é apenas uma fatia do plano que deve abranger todas as ações relacionadas à clínica.

Tudo o que será falado pelo consultor ou agencia especializada que você irá contratar poderá muitas vezes parecer obvio após ser dito, mas muito dificilmente você chegaria a esta conclusão sozinho. Devido as suas muitas tarefas diárias você não tem tempo para isso.

Você tem plenas condições de buscar o conhecimento necessário para desenvolver seu Plano de Marketing, estratégias em mídias digitais, alinhamento da comunicação corporativa e identidade visual, em fim você tem totais condições de buscar por isso e aplicar sozinho, mas minha pergunta é, será que você tem tempo pra isso?

 

Plano de Marketing

Encontre mais informações sobre seu mercado

Não importa quanta experiência você tenha o mercado é volátil e sempre existe algo novo acontecendo. Se manter sempre atualizado sobre as tendências evita que suas ações sejam executadas em vão, as mantendo condizentes com a situação atual do seu campo de atuação. Conhecendo seu mercado você saberá a maneira mais efetiva de posicionar a sua empresa mostrando todos os seus diferenciais competitivos. Estudos de benchmark com as principais práticas da concorrência é um dos itens que terá que trilhar nesse caminho.

Utilize as redes sociais

Aproveite todo o alcance que as redes sociais possuem para oferecer um conteúdo que conecte sua Clínica com a paciente e principalmente com futuras pacientes. É muito importante que você possa disponibilizar um material que agregue valor a seu publico atual e futuro. Não se esqueça que o foco é sempre no problema da paciente.

Tenha alguém para executar o seu plano de marketing

Se você vai utilizar as redes sociais para executar suas estratégias, pode contratar alguém para operacionalizar a ferramenta. Pode ser alguém com menos experiência em planejar, mas que acima de tudo conheça a ferramenta e seja muito organizado e bom em executar as tarefas. Essa alternativa é importante para que você foque seu trabalho em suas pacientes. Essa opção é diferente de contratar uma equipe completa. Pode ser um analista júnior ou pleno. Se você souber exatamente o que é pra fazer, só vai precisar supervisionar a distancia a execução do plano.

especialista em reprodução assistida

Qual o papel do consultor?

A função do consultor é ter uma visão ampla de tudo que está, ele deve conhecer o que vem sendo feito em seu mercado e quais são as melhores praticas para poder lhe dar um direcionamento do que funciona e do que não funciona, e te ajude a decida o que será ou não implementado. A visão de quem esta de fora, muitas vezes difere das pessoas que estão do lado de dentro, por isso a troca de pontos de vista é fundamental.

Um bom consultor mostrará problemas onde você ainda não tinha visto, irá trazer a visão das pacientes e qual a impressão que os pontos de contato estão passando a elas, assim como sugestões de como melhorá-los, criando assim uma proposta que ele defina ser mais adequada para o seu negócio – seja para expandindo seu número de pacientes, melhorando sua taxa de conversão interna ou sua imagem na web.

O que posso esperar de um consultor?

Quando falamos de consultoria temos que ter em mente que você vai receber todo o diagnóstico, um plano estratégico, tático e operacional. Não a execução do serviço. Não são todas as empresas que entregam a consultoria e implementam as sugestões. Isso normalmente é feito a parte por uma agência.

Então, antes de contratar um consultor ou uma consultoria de Marketing, preste bem atenção no que será entregue ao final. Algumas delas focam em melhorar a imagem publicitária. Outras trabalham para expandir os negócios no seu mercado. E ainda temos as que são focadas em resultados. Por isso é importante o alinhamento entre o que você precisa com o que será entregue. Fique atento!

Depois do plano feito é hora de colocar as ideias em prática!

Quem executa o serviço?

Nós já sabemos que só algumas empresas de consultorias executam as ações propostas. Também sabemos que você, médico, tem outras prioridades para dedicar seu tempo. Com isso torna-se difícil incluir o trabalho de planejamento e execução de marketing a elas.

Executar o plano de marketing após ter investido em uma consultoria é algo que tem que ser feito com paciência e dedicação, para não perdermos o foco dos objetivos traçados. Uma má execução, além de mandar o diagnóstico ir por água abaixo, também pode ter o efeito inverso e atrair uma imagem negativa para sua clínica.

A consultoria é útil para mostrar o caminho a ser traçado. Agora se você busca a solução completa, só uma agência pode lhe dar isso.

Agência de Marketing

Você está precisando de uma Agência de Marketing?

Para obter o serviço completo você precisa procurar uma Agência de Marketing. E assim como na hora de buscar um consultor, contratar uma Agência que seja Especializada em Clínicas de Reprodução Assistida faz toda a diferença.

Com uma agência especializada no seu nicho é possível aproveitar toda a experiência de mercado que ela possui. Fazer uma leitura mais completa e rápida das medidas necessárias para aumentar o número de ciclos de alta complexidade realizados. Angariar novas pacientes e fidelizar as antigas, tudo dentro de um planejamento ético e coerente. E de acordo com a regulamentação do CFM.

E uma vez que esse planejamento seja definido, a agência já estará apta para executa-lo com profissionalismo. Trazendo os resultados de forma mais rápida e eficaz. Uma agência especializada vai saber o que fazer, quando fazer, executando a estratégia correta para o objetivo traçado.

.Quando você, especialista em Reprodução Assistida, se cerca pelos profissionais em Marketing corretos fica mais fácil cada um se dedicar ao que realmente sabe fazer. E tudo ser feito com excelência.

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

More posts by Rafael M. de Souza

Leave a Reply