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Como definir boas metas de crescimento e comunicação em minha clínica?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Toda empresa, não importa se estamos falando de uma grande multinacional ou de uma startup iniciante, enfrentam o mesmo desafio: como estabelecer metas que façam meu negócio prosperar?

Isso não é diferente quando falamos em clínicas de reprodução. Porém, não é incomum encontrar essas clínicas agindo de forma relutante quando chega o momento de abandonar o pensamento de curto prazo. Deixando de investir apenas em melhoria de estrutura e equipamentos, e partindo para estratégias maiores que buscam atrair novas pacientes através do marketing digital.

Tudo deve ser mensurado

Muitas clínicas tem receio em investir no marketing digital. Elas acham que não terão um retorno “palpável” que justificará o investimento. Diferente de comprar um equipamento novo e mais moderno, o retorno do marketing digital virá através da qualidade e quantidade de novas pacientes. E quando mensurados todos os processos esse resultado pode ser previsto de longe.

Dentro do marketing digital existem métricas especificas, usadas para justificar todo e qualquer investimento feito. Através delas também é possível comprovar a eficácia das estratégias aplicadas. Assim como identificar sinais de oportunidade emitidos pelo mercado, antes que eles sejam aproveitados pela concorrência.

As métricas mais utilizadas para mensuração de resultados são:

Métricas de Acesso

Ter um controle do número de acessos em seu site é fundamental para se descobrir o que os visitantes estão mais acessando. Todos esses visitantes são clientes em potencial, e identificar o que exatamente está chamando a atenção do seu público é fundamental. Por isso estar de olho não somente no número de acessos global, mas sim também estar bem atento as páginas individuais e seus números, assim como saber de onde o tráfego esta vindo é primordial. Dessa forma é possível produzir conteúdos relevantes, que irão transformar os visitantes em pacientes.

Métricas de Conversão

Qualquer interação que um visitante venha a ter em seu site pode e deve ser medida, e a métrica que mede a assertividade e usabilidade é a métrica de conversão. Uma conversão pode acontecer de diversas maneiras diferentes, depende do seu objetivo, isso pode acontece por meio de uma inscrição em sua newsletter, compartilhar algum conteúdo do blog nas redes sociais, ou, idealmente, agendando uma consulta.

É através da métrica de conversão que é possível saber quais artigos o usuário leu antes de se inscrever, em que estágio do funil de vendas ele está e quais os conteúdos que podem ser reforçados para criar um relacionamento e converter esse visitante em paciente.

Métricas de Engajamento

Analisar o tempo que cada visitante permanece em seu site é um excelente indicador da qualidade da sua página e do conteúdo disponibilizado.
Se as estatísticas mostram que os visitantes saem rapidamente do seu site, é um sinal claro de que algo está errado. Nessa hora, o profissional em marketing digital irá analisar os dados e identificar os pontos que devem ser melhorados.

Por outro lado, se os visitantes do seu site tem uma boa permanência, interagindo e seguindo os links para outros conteúdos e paginas do site, é um sinal que vocês está no caminho certo, provendo o que seu publico alvo busca. Ou seja, você está no caminho certo para começar um “relacionamento virtual” com sua paciente.

Métricas de Relacionamento

Utilizada para mensurar seu relacionamento direto com seu publico pelo meio digital, por meio de comentários deixados em seu blog ou site e nas redes sociais.

Essa métrica ajuda a identificar pontos de melhora no conteúdo produzido, assim como proporciona novas ideias de temas a serem abordados. Possibilitar comentários no blog também ajuda na criação de um relacionamento mais estreito entre a clínica e a paciente.

A importância das metas

Estabelecer metas é uma maneira excelente para crescer na vida e nos negócios. Mas, para obter resultados reais, essas metas devem ser bem trabalhadas e estabelecidas com objetivos reais e bem delineados.

Se você define que sua clínica precisa faturar mais, mas define quanto esse aumento ideal de faturamento seria, qualquer R$1 Real a mais tornará sua meta realizada. Em tese, houve um aumento nos ganhos.

Para resultados satisfatórios, é preciso traçar metas reais, com objetivos precisos.

Tudo tem que ser SMART

Uma das técnicas que mais me provem resultados na hora de traçar objetivos, é o modelo SMART.

Specific (específico)

Seu objetivo deve ser específico e bem delineado. “Conseguir mais pacientes” pode significar consultas ou exames. Já “aumentar meu número de ciclos para trinta por mês” mostra exatamente o foco a ser seguido.

Measurable (mensurável)

Este item é importante para você saber quando você alcançou seu objetivo. Imagine que seu objetivo é “estabilidade”. Como você sabe quando já alcançou a estabilidade? Quais itens você precisa riscar da sua lista para se considerar em uma posição estável? Isso só será possível se suas metas tiverem medidas. Você terá como comparar o desempenho real com o esperado e também saber quando alcançou sua meta.

Attainable (alcançável)

Objetivos inalcançáveis nunca irão virar realidade. Sonhar é preciso sempre, mas na hora de traçar as estratégias de como transformar esses sonhos em realidade, precisamos ter os pés no chão. As metas devem ser possíveis e divididas em passos tangíveis. Nunca devemos mirar direto na meta principal, sem pavimentarmos o caminho antes.

Relevant (Relevância)

Quando que criamos o objetivo ele provavelmente fará sentido para nós, já que sempre tendemos a escolher o que mais nos interessa. Também pode acontecer de não nos darmos conta que estamos seguindo por um caminho errado.

Por exemplo, investir em anúncios de publicações locais pode ser um ótimo meio de tornar sua clínica conhecida. A não ser que seu objetivo no momento seja criar uma presença digital. Nesse caso, investir em mídias impressas seria apenas desperdício de dinheiro. Mas isso não quer dizer que investimento em mídias locais não seria útil se seu objetivo fosse outro.

Relevância é temporária, e deve estar sempre alinhada com o foco do momento.

Time-bound (Prazo)

Objetivos sem prazo definido tendem a ficar deixados de lado. Se uma atividade não tem um prazo para quando ela deve ser completada, nosso cérebro biologicamente não consegue reconhecer a urgência.

Junto com isso, para conseguir acompanhar seu progresso, é preciso ter metas dentro do seu objetivo principal, que devem ser cumpridas em prazos determinados. Definir prazos para o objetivo final com base em pequenas metas também torna o objetivo final mais palpável.

Qual o papel do marketing nas estratégias de crescimento da sua Clínica?

Para cada ação e estratégia de marketing digital que uma clínica de reprodução venha a realizar, um investimento de capital e energia é necessariamente feito.

E, logicamente como em tudo em que se investe, um bom retorno e resultados é esperado em contrapartida. Ai que se encontra uma das maiores vantagens em investir em mídias digitais. Nelas, tudo é possível de mensurar. Dessa forma o investidor pode acompanhar o retorno preciso de cada investimento feito. O marketing digital não parte de suposições aleatórias.

Esse é o diferencial que garante que os investimentos em marketing digital não se resumam a um peso sobre a receita da clínica de reprodução, e sim uma ferramenta para seu sucesso. Entender definitivamente que o marketing é uma ferramenta para a prospecção de novas pacientes. E que esse é o motor que fará sua clinica alcançar outros patamares. Sem depender mais do velho boca a boca. É uma quebra de paradigma e uma mudança de perspectiva que você deve ter para atingir os objetivos ainda não alcançados.

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!
Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!