Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Em primeiro lugar queria deixar claro que a meu ver a simplicidade é a mãe da criatividade, e criatividade nada mais é do que resolver o problema! Simples assim.

Quando os EUA e a Rússia estavam na corrida espacial, os americanos gastaram milhões em pesquisas para desenvolver uma caneta que funcionasse sem a gravidade. Os russos levaram um lápis! Resolveu o problema, não resolveu?

A meu ver, não precisamos ser mirabolantes, não precisamos dar a volta ao mundo para chegar a uma solução, muito pelo contrário, quanto mais curto e menos dispendioso é esse processo na hora de executá-lo, mais criativo é a solução!

 “Criatividade é uma característica que nós humanos temos, mas nem todas as pessoas conseguem exercitá-la propositalmente. Por quê?”

Para identificarmos alguns métodos e técnicas para desenvolver a nossa criatividade, primeiro temos que entender, como funciona o nosso cérebro e porque não somos criativos todas às vezes.

pensamento_criativo

Como nosso cérebro se comporta quando temos um problema a resolver?

Qualquer desafio causa certo desconforto emocional, isto se dá por causado do problema que temos que resolver, o desequilíbrio emocional normalmente é proporcional ao tamanho do problema e as consequências que uma solução errada pode trazer.

Quando encontramos uma solução, seja ela criativa ou não, esta “solução” fica registrada em nossa memória. Quando no futuro, nos deparamos com qualquer problema parecido, inconscientemente buscamos maneiras possíveis de se resolver aquele problema, e isso faz com que lembremos daquela solução que encontramos da primeira vez, o medo de errar nos leva a repetir a primeira solução, pois queremos que dê certo novamente, queremos a mesma sensação de “dever cumprido” que a primeira solução nos ofereceu. O medo de errar, nos leva a uma situação que preferimos não arriscar, nos levando ao porto seguro da zona de conforto, fazendo com que implementemos, assim, a solução que sabemos que “funciona”.

É ai que estabelecemos um padrão de uma mesma solução para problemas que muitas vezes não são tão parecidos assim. Mesmo que não seja exatamente o mesmo problema, mas aquele desconforto emocional causado pela possibilidade de errar não deixa espaço para a criatividade e inovação.

A criatividade está exatamente ao contrário. Não podemos estabelecer nenhum padrão de comportamento, para não limitarmos as novas soluções para os mesmos problemas. Não podemos ter os mesmos modelos mentais para as “mesmas” situações, temos que buscar o diferente, novas conexões, as peças desse quebra cabeça muda constantemente, nós temos que buscar novas maneiras de encaixá-las a cada dia, a cada novo problema.

A tecnologia muda a cada dia, isso por si só, já nos dá novas ferramentas para oferecermos soluções inovadoras.

Exercitando o pensamento Criativo

Uma maneira de exercitar o pensamento criativo se dá quando estimulamos novas conexões com as informações que todos já possuem. Novas conexões, com as mesmas informações.

O grande paradigma a ser enfrentado com isso, é a capacidade que cada um tem em suportar um resultado não positivo, desta nova solução inovadora. Como lidar com o resultado não alcançado.

A capacidade que temos em controlar aquele desconforto emocional, que podemos traduzir em possibilidade de falhar, é o que nos dirá se temos condições ou não de sermos pessoas realmente inovadoras. Esse é o risco que se corre ao optar por caminhos onde não se tem referência, caminhos inovadores.

Todas as pessoas tem a mesma capacidade de propor soluções criativas para os mesmos problemas, basta tornar isso um hábito consciente, que aos poucos ele vai sendo internalizado e se torna um hábito inconsciente.

Criatividade

Inovação e Criatividade, uma dupla inseparável

Vamos falar um pouco sobre o conceito de inovação e criatividade. A meu ver elas estão interligadas. Na competitividade do mercado e na velocidade em que as mudanças ocorrem, ou você inova ou você “morre”. Morre como empresa, morre como profissional. Portanto, para inovar você necessariamente precisa de criatividade.

Para as empresas se manterem no posto de liderança em seus mercados necessariamente elas precisam fazer da inovação e criatividade um processo contínuo e consistente. Fazendo com que esses se tornem parte do conceito da empresa.

Os processos produtivos podem ser transferidos para qualquer lugar do planeta. A tecnologia hoje está disponível para praticamente qualquer empresa, e a cada dia que passa, estes tem um custo cada vez mais baixo e com um acesso cada vez mais facilitado. Fazendo com que não seja mais um diferencial competitivo para a empresa. Tornando o processo produtivo e algumas tecnologias um commodities.

A obrigação das empresas é proporcionar um ambiente onde se estimula o surgimento da criatividade e em seguida a inovação. Somente em um ambiente propício podemos fazer com que a criatividade aflore em toda a organização, para que a empresa como um todo, se diferencie no mercado.

Criatividade multiplicada

Henry Ford conseguiu se diferenciar no mercado devido a seu processo produtivo inovador, será que a solução encontrada por ele naquela época pode se aplicar com o mesmo poder de diferenciação, alcançando a liderança do mercado com esta solução? Claro que não!

Por isso acredito que os resultados criativos são alcançados pelas pessoas. Elas são únicas e conseguem sim se diferenciar umas das outras. Temos algo incrível quando estamos falando de indivíduos. Imagine o resultado que podemos ter quando juntamos um time de pessoas certas, propiciando um ambiente favorável, os resultados podem ser incríveis.

Para se ter uma boa ideia, você precisa ter muitas ideias, no inicio deste processo tente não se limitar. Uma dica para isso é: não seja muito crítico para não abortar suas ideias prematuramente. Quantidade é muito importante, por isso muitas vezes o trabalho em equipe tem uma grande representatividade nesta etapa. É o famoso Brainstorming.

CriatividadeCriatividade esta diretamente ligada a repertório

Anteriormente eu não falei que criatividade esta diretamente a fazer novas conexões, em relacionar diferentes assuntos? Então, por isso completo minha explanação ao dizer que, a criatividade esta diretamente ligada ao repertório!

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que, quanto mais informações você tiver, mais livros você ler, mais filmes você assistir, mais viagens você fizer, mais conversas de boteco com os amigos você tiver, quanto mais você estudar sobre os mais diversos e diferentes assuntos, maior será o seu repertório, seja ele cultural ou técnico.

Quando maior for o seu repertório, maior será a sua capacidade de fazer conexões, simples assim!

Se você conhecer muita coisa, muitos assuntos, você consegue perceber pontos de melhorias em vários aspectos. Você começa a relacionar diversos assuntos.

Criando estas novas conexões, fazendo novas relações entre os mais diversos assuntos, com certeza você consegue enxergar o problema e chegar a uma solução inovadora para ele.

Lembre-se do que falei no início, criatividade nada mais é do que resolver o problema!

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

More posts by Rafael M. de Souza

Leave a Reply