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Para uma Clinica de Reprodução Assistida se tornar referência na região onde atua estar presente nas redes sociais e demais meios de conexão com a paciente é fundamental. O uso correto das ferramentas que o Marketing Digital oferece são formas extremamente eficientes e eficazes na divulgação que sua clínica precisa. É uma das saídas para atrair novas pacientes e fidelizar aquelas que já passaram pelo seu consultório.

O Marketing para Centros de Reprodução Humana é muito mais complexo que do marketing “comum” que vemos aplicado diariamente, isto porque além das regras normais de boa publicidade, todo conteúdo produzido deve seguir normas especificas impostas pelo Conselho Federal de Medicina, que visam evitar publicidade sensacionalista, que cause constrangimento ou dúvida aos pacientes, entre outras normas.

Devido a complexidade adicional desses regulamento, muitos médicos deixam de contratar profissionais de marketing para lhe prestar serviço, com receio que estes profissionais não entendem as nuanças exigidas, acarretando punições por parte do CFM.

E é aí que contratar um profissional especializado faz toda a diferença. Quando um bom planejamento e estratégias certeiras são combinados de forma correta, os resultados tendem a vir de maneira espantosa.
Estratégia e Planejamento

Planejamento

Tudo começa com o planejamento de marketing onde serão elaboradas ações com metas e objetivos definidos para determinado período de tempo.

Para começar a desenvolver esse plano é necessário que a Clínica conheça bem seu nicho de atuação, quais
são os concorrentes diretos na região, quais estratégias de marketing eles utilizam e tudo mais que esteja relacionado direta ou indiretamente ao cotidiano da clínica.

Definir quais meios serão usados para se conectar as pacientes também é uma etapa importante na hora de montar seu planejamento.

Metas e objetivos

Planeje ações de marketing com metas e objetivos bem definidos e realistas, possíveis de serem cumpridos nos períodos de tempo estipulados. Todas as metas e estratégias adotadas devem convergir para o mesmo grande objetivo de levar a paciente até o consultório médico, este é o maior desafio daqueles que NÃO são especialistas em Marketing Médico voltado para clínicas de reprodução assistida, entender os detalhes que irão fazer com que a paciente saia de casa e vá até o consultório médico.

As metas servirão como base para saber quais estratégias estão atingindo seu objetivo, quais devem ser aprimoradas e quais necessitam ser excluídas, pois o ROI (Retorno Sobre o Investimento) deve estar sempre sendo mensurado e se manter positivo.

Alinhamento de identidade visual

A identidade visual de uma instituição é de suma importância. Ela é quem causará o impacto desejado no primeiro contato com a paciente, e irá reforça-la a cada retorno.

O conjunto da escolha das cores, tipografia, logo, ambiente, uniforme dos funcionários e tudo mais que entre em contato com a paciente passam pelo conceito da identidade visual corporativa. Esta deve ser alinhada e padronizada, tendo assim a harmonia do todo.

Por mais que não pareça, a identidade visual é algo que está em conjunto com a estratégia de marketing. Deve ser cuidadosamente pensada, pois carregará uma mensagem aos seus pacientes e futuros pacientes. O Alinhamento da Identidade visual faz parte do Alinhamento Corporativo. Isso quer dizer que a empresa como um todo fala a mesma língua, tem os mesmos valores e ruma para o mesmo lugar.

Presença Digital

Aumento da presença digital

É importante não se limitar a apenas uma forma de divulgação para a sua clínica de reprodução humana. Novas formas de interagir e divulgar conteúdo surgem, e as clínicas devem se manter atualizadas se quiserem seguir o mesmo ritmo de suas as pacientes.

Apostar em mídias próprias como sites e blogs. Capital intelectual (pessoas) com informações de seu mercado. Comprar tráfego anunciando em lugares de interesse de sua persona. Essas são algumas maneiras de estar sempre presente onde seu público esta.

A relevância da presença digital é tanta que ela pode transformar produtos ou serviços desconhecidos em referência. Ou causar o efeito oposto quando deixada de lado.

Como me tornar referência e atrair novas pacientes?

Atualmente, não há pessoas que possuem acesso a internet e que não usem a rede como forma de comunicação e informação. O marketing também é um novo meio de aproximar os usuários das marcas e é uma boa forma de uma clínica de Reprodução Assistida divulgar seu trabalho e seu nome, aumentando assim o número de ciclos que realiza mensalmente.

Segundo pesquisas 92% das pacientes de reprodução humana tem como primeira opção de fonte de informações a internet. Depois vem os médicos particulares com 85%. Seguido de família e amigos com 83% . Por último temos a literatura com 72%.

Se tornar conhecido e referência no assunto é um jeito do médico apresentar seu trabalho e sua marca. Isso pode ser feito por meio de blog ou site, vídeos redes sociais. Esclarecendo dúvidas, explicando conteúdos, interagindo com o público de maneira positiva.

Além disso, o marketing digital é um investimento barato. Quando comparado ao marketing tradicional que envolve veículos de comunicação caros e pouco mensuráveis. O marketing digital atende um grande número de pessoas. De maneira paga ou não, com o conteúdo que produz.

marketing digital

Terceirizar ou ter uma equipe própria de marketing?

Muitos profissionais da saúde ficam na dúvida se devem contratar uma Agência de Marketing Especializada em Clínicas de Reprodução Humana ou contratar sua própria equipe. E nesse caso a verdade é absoluta – a melhor escolha é terceirizar.

Afinal em uma agência já existente a experiência tende a ser maior e a equipe já está definida. Assim como espaço, e os gastos são menores do que montar um escritório para a equipe própria. Buscar pessoas que são de setores distintos e que não conhecem nada de Reprodução Humana é outro fator determinante. Outro detalhe, quantos destes profissionais você conhece? A tendência é que conhecemos e nos relacionamos com pessoas parecidas com nós mesmo. De mesma classe social, de mesmos hábitos e costumes e até mesmo, de mesma profissão. Veja você mesmo, quantos médicos você conhece comparado a quantos Especialistas em Marketing Médico?

O primeiro problema e mais comum que o médico enfrenta é onde contratar profissionais de Marketing que realmente saibam o que estão fazendo.

Uma agencia especializada saberá para onde deve direcionar os anúncios e quais os as melhores estratégias. Além disso, saberá alavancar rapidamente o número de ciclos realizados. Você irá lhe economizar muito tempo e dinheiro.

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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