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Certamente uma das maiores revoluções dos últimos anos foi causada pela possibilidade da comunicação constante e instantânea.

Essa nova realidade de troca de informações em tempo real, também se reflete na relação entre pacientes e médicos. A possibilidade de comunicação e troca de informação mesmo fora do consultório, e não somente por meio de ligações. As evoluções dos aplicativos de mensagens e meios de comunicação permitiu que as pacientes buscassem novas formas de se manter em contato com seus médicos.

Além de fortalecer o vinculo com as pacientes atuais, manter outros canais de comunicação abertos também auxilia na divulgação da clínica. Aprimorando o marketing boca a boca e permitindo que a paciente te divulgue de mais maneiras. Como compartilhando um artigo escrito por você, por exemplo. Isso ainda permite que você tenha um contato antecipado com futuras pacientes em potencial.

A comunicação é sem dúvida um meio a ser explorado no marketing digital. De uma forma geral, e principalmente no marketing médico. Entre as muitas formas de implantar a comunicação com suas pacientes, uma das mais aprimoradas e bem usadas é a criação de um blog para sua clínica, ou até mesmo um blog pessoal.

Medico com livro

Como um Blog funciona?

De uma forma simplificada, um blog seria um local feito para divulgar conteúdo próprio de forma direta. Compartilhar experiências e noticiais pertinentes ao seu campo de atuação e que possam ser de interesse à suas pacientes. Um blog é feito para levar informação relevante e manter uma comunicação constante.

O termo ‘comunicação em massa’ possa parecer intimidador. Mas produzir e compartilhar artigos em blogs e redes sociais, quando feitos de forma planejada e organizada, só trará benefícios a médio e longo prazo.

Para que serve um Blog?

Um blog permitirá que você tenha um contato diferenciado com suas pacientes, atuais e futuras. Enquanto leva informações relativas a solucionar as dúvidas mais comuns que elas possam ter.

As conversas que acontecem nos campos de comentários dos blogs podem ser moderadas facilmente. Evitando assim qualquer conteúdo desagradável e promovendo a interação entre pacientes.

Participar dos comentários tirando duvidas e complementando o artigo com informações também é uma ótima maneira de dar maior credibilidade a tudo que você diz e faz.

Blog

Quais são os primeiros passos? Por onde começar?

Antes de começar seu blog é extremamente importante já ter uma boa base de conteúdos prontos para serem publicados. Possuir material para cerca de um mês de postagens antes mesmo de iniciar seu blog é o ideal. Além de conseguir manter a regularidade nas atualizações você também, criar uma margem de conforto para produzir com calma e cuidado.

A regularidade entre as postagens é importante não apenas para a divulgação da mesma, mas também para criar uma relação de confiança com a paciente. Ela saberá que em determinados períodos de tempo, se ela visitar seu blog terá material novo para se atualizar.

Investir em formas de se comunicar, estudar a plataforma e meios de administração virtual desse novo relacionamento que vai criar com as pacientes é um caminho para se começar fazendo o que é certo. Outra opção mais prática é de contratar um serviço externo, especializado, para cuidar do seu novo canal de comunicação e marketing, seu Blog.

Tendo uma Agência Especializada na administração de seu site/blog é o ideal quando você não tem tempo para fazer isso. Com a contratação de alguém para fazer isso para você, o profissionalismo, agilidade e ganho de escala são impressionantes.

A importância da frequência nas postagens

Mantendo uma agenda regular de postagens, você lentamente irá criando o habito não somente de criação de conteúdo, mas também de leitura e interação com todos que acessam seu blog. Suas pacientes irão esperar os dias de suas publicações e seus textos que deverão ser postados criteriosamente para que esse hábito não seja perdido nem por você nem por elas.

Instaurando esse hábito, será mais fácil e até mesmo instintivo a produção de novos conteúdos. Enquanto você divulga cada vez mais seus conhecimento e serviços por meio do blog, também se mantem atualizado nas novidades no mercado e em sua área de atuação, formando um ciclo de benefícios.

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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