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A comunicação corporativa, de uma forma resumida, é a imagem e valores que você gostaria que sua empresa passasse para todas as pessoas que tivessem contato com a sua marca. Sejam pacientes, prestadores de serviço ou seus próprios colaboradores.

Uma comunicação visual efetiva deve se estender a todos os tipos de mídia. Interna e externa, de forma harmoniosa, para que seja fácil o reconhecimento. A criação dessa comunicação deve ser feita a partir de um estudo, ou se preferir, de um diagnóstico, da cultura interna da empresa. Seus valores e objetivos, assim como qual será seu posicionamento no mercado junto aos clientes que vai atender.

Com base nesse estudo então, será possível o desenvolvimento de uma comunicação corporativa que trás a identidade da sua marca.

Qual o impacto da sua marca?

Não há dúvidas sobre o poder de uma marca. Tanto que, em alguns casos, o valor da marca chega a valer mais que o produto ou serviço que ela vende. Diversas marcas famosas cresceram e ampliaram seu publico ainda mais nos últimos anos. Isso graças a adaptação que elas fizeram no seu marketing e forma de comunicar a sua marca.

Isso é especialmente visível nas marcas que conseguem manter uma constante comunicação com seu público. Fazendo uso da internet e das redes sociais.

Marcas populares se empenham em criar impacto no mundo digital. Para se manterem sempre presentes na mente do consumidor e não perderem sua posição como referencia.

Essa prática de comunicação e presença online vem se popularizando nos mais diversos ramos. Inclusive no de prestação de serviços, e isso também inclui a área médica.

Clínicas e consultórios estão começando a investir na comunicação corporativa. Principalmente quando sua marca começa a ter uma grande exposição nas redes sociais.

A construção das marcas para profissionais de saúde é um pouco mais complicada. Além de estarmos falando em bens intangíveis, também é preciso tomar cuidado para não desrespeitar nenhum dos regulamentos de ética e boas práticas estipulado pelo Conselho Federal de Medicina. Porém quando feito corretamente os efeitos do marketing digital são extremamente positivos.

Sua marca no Top of Mind

O termo Top of Mind foi popularizado para se referir a marcas que são as primeiras que vem na mente dos consumidores quando se fala de um produto ou serviço. O termo se tornou tão relevante que agora também é uma premiação no Brasil.

As marcas que chegam a se tornar “Top of Mind” investem muito em publicidade e comunicação para isso. Elas se tornam marcas constantes no dia a dia de seu público alvo. E podem ser facilmente encontradas, não importa onde o consumidor esteja fazendo sua busca.

Um dos investimentos mais comuns e com um retorno mais imediato são os em Search Engine Optimization (SEO), com tradução livre para o português como Engenharia e Otimização de Buscas, que ajudam a facilitar a localização online de seu site nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

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Tipos de memória

Há diversas formas de se fazer presente na mente de um cliente. Empresas de outro segmento optam pelas famosas músicas “chiclete”, ou como são chamados na publicidade, jingles. Músicas baseadas na repetição de palavras chave simples que grudam em sua mente e demoram muito para sair. Essa é a memória auditiva.

Porém, essa ainda não é a forma mais usual buscada para a comunicação corporativa, principalmente para clínicas de reprodução assistida que possuem uma certa limitação nos meios que podem utilizar para seu marketing.

O mais usual para esse tipo de clínica, é a padronização visual de todos os pontos de contato com sua marca. Tudo terá as cores e formatos mais aproximados possíveis, com o objetivo de passar a mesma mensagem para a paciente.

Logo, até mesmo a foto de perfil e de capa da suas páginas em redes sociais terão as mesmas cores e estilos que sua recepção e cartão de visita possuem. Normalmente, para clínicas isso indica cores claras e limpas, para mostrar a transparência e eficiência.

Seu cartão de visita deverá ser sucinto, passando somente as informações de contato necessárias, além de seu site, onde a paciente conseguirá encontrar as demais formas de comunicação online, como e-mail e redes sociais.

No caso do marketing médico, investir na memória visual é o melhor caminho para se tornar uma clínica “Top of Mind”.

Mapeando os Pontos de Contato de sua Clínica

Como o nome sugere, ponto de contato se dá quando uma paciente faz qualquer tipo de contato com sua empresa, não importa onde nem quando.

São diversos os possíveis pontos de contato que uma clínica médica pode ter. Eles normalmente acontecerão em fases que podem ser chamadas de “antes da consulta”, “durante a consulta” e “depois da consulta”.

A oportunidade de mostrar o alinhamento de sua comunicação é posto a prova em todas estas etapas.

Para identifica os pontos de contato de sua clínica pense em tudo o que sua paciente faz antes, durante e depois de passar em consulta com você. Ela pode te encontrar na internet, nas redes sociais? O que ela vê quando chega na porta de seu consultório? Como é o uniforme de suas secretárias? Como é a receptividade que ela tem ao entrar em sua clínica? Como é o seu cartão de visitas? Como são as placas indicativas dentro de sua clínica? Quais os canais de comunicação ela possui para tirar alguma possível dúvida após a consulta? Em fim, você tem que pensar em que experiência a paciente vai ter ao entrar em contato com sua marca em cada um desses e muitos outros pontos de contato.

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A importância de se ter uma comunicação corporativa alinhada

Tendo em mente o que vimos sobre comunicação corporativa e pontos de contato, torna-se claro então a necessidade de alinhar sua identidade visual para que sejam poucas ou mínimas as situações em que a paciente se sinta desconectada da sua clínica.

Também é bom lembrar que sempre que possível, é bom evitar que um ponto de contato fique isolado, ele deve sempre remeter novamente sua clínica para antigas e novas pacientes que venham entrar em contato.

Muito do marketing relacionado a medicina depende severamente de suas pacientes, porém cabe a você facilitar para que as suas pacientes encontrem o caminho certo.

 

Meu nome é Rafael M. de Souza e não se esqueça nada se cria, tudo se conecta!

Um grande abraço! E até a nossa próxima conexão!

Author Rafael M. de Souza

Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FAAP São Paulo. Após 10 anos de experiência em Multinacionais da Indústria farmacêutica atuando nas áreas de Marketing e Vendas, o impulso de empreender falou mais alto, o que o levou a abriu a New Connections, uma agência exclusiva de Marketing Médico especializada em centros de Reprodução Humana.

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